Publicidade e Desigualdade
+ mais detalhesDescrição do Produto
Como mulheres da classe trabalhadora observam as representações femininas na publicidade? De que modo lidam com a dupla jornada aliada às exigências dos papéis de mãe e dona de casa? Como negociam os ideais de consumo diante da escassez orçamentária ? Questões como estas são abordadas em Publicidade e Desigualdade. O livro é fruto de uma etnografia da audiência e do consumo realizada com mulheres da classe trabalhadora, com o objetivo de compreender como a relação das receptoras com os anúncios colabora para a conformação dos seus habitus de classe e de gênero. Os dados foram coletados ao longo de um ano a partir de observação participante, entrevista em profundidade e assistência compartilhada de comerciais selecionados pelas informante s, relacionando e comparando a percepção que elas têm das representações do trabalho feminino na publicidade com suas próprias experiências e sua autorrepresentação. O estudo reflete como as mensagens publicitárias sustentam a dupla subordinação a q ue estão submetidas as mulheres da classe popular e aponta que, embora reconheçam a valorização do estilo de vida da classe média, a idealização do trabalho e a dominação masculina, há, entre as entrevistadas, uma tendência à apropriação destes valor es circulantes na publicidade pela naturalização do espaço e do papel que ocupam socialmente como mulheres e como classe trabalhadora.
Atributos
- num_paginas:
- 245
- ano_edicao:
- 2018
- num_edicao:
- 1
- isbn13:
- 9788520508145
- ean:
- 9788520508145
- autor:
- OLIVEIRA-CRUZ, MILENA FREIRE DE
- editora:
- SULINA
- encadernacao:
- BROCHURA
- peso:
- 0.370
- altura:
- 23.000
- largura:
- 16.000
- comprimento:
- 1.200