Música, Juventude e a Construção da Identidade de Gênero no Espaço Escolar

+ mais detalhes

  Descrição do Produto

Ainda que a temática da construção social da identidade de gênero tenha avançado muito no âmbito dos direitos legais de homens e mulheres na última década, o assunto gênero ainda é visto com desprezo, preconceito e até mesmo com pudor, quando se trat a de discuti-lo nas políticas públicas de educação. Por isso, este livro dedicou-se a compreender as relações existentes entre a identidade de gênero e as preferências musicais de jovens de uma escola pública de Porto Alegre. Como a construção de gên ero se faz presente na aula de música? De que forma a música no espaço escolar constrói a identidade de gênero? Qual a relação existente entre as escolhas musicais dos adolescentes e a identidade de gênero? Qual a relação existente entre a construção da identidade de gênero e a música da mídia consumida pelos adolescentes? Não estaria a temática gênero relacionada ao fato de ainda acharmos curioso mulheres que tocam bateria ou contrabaixo? Ou de termos uma baixa procura das mulheres nos cursos d e bacharelado em composição? Não estaria relacionada com a resistência dos meninos em participar de grupos corais na escola ou mesmo em demonstrarem determinadas preferências musicais? Este estudo ressalta a importância de trazer a temática da constr ição da identidade de gênero para a educação, especialmente pata a educação formal de crianças, jovens e adultos, uma vez que, sendo a escola o lugar democrático de acesso ao conhecimento, deve ser obrigatoriamente também ser o espaço do respeito às diferenças.

  Atributos

num_paginas:
115
ano_edicao:
2019
num_edicao:
1
data_lancamento:
20/02/2019
isbn13:
9788547326357
ean:
9788547326357
autor:
SILVA, HELENA LOPES DA
editora:
APPRIS
encadernacao:
BROCHURA
peso:
0.200
altura:
23.000
largura:
16.000
comprimento:
0.700