John Ruskin e O Ensino do Desenho no Brasil
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O tema principal da obra do crítico de arte inglês John Ruskin foi uma teoria da percepção, cujo objetivo era o ensino do desenho considerado como parte da política industrial londrina do século XIX. No Brasil, podemos encontrar a influência do trab alho de Ruskin no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro (fundado em 1886 pelo arquiteto Joaquim Béthencourt da Silva), que tinha como sócio honorário o escritor Rui Barbosa, leitor de Ruskin. Muitas das ideias ruskinianas influenciaram o método de ensino do desenho no Liceu, que pretendia transformar a cidade do Rio de Janeiro em uma obra de arte. Neste livro, Claudio Silveira do Amaral abre a possibilidade para a revisão das experiências arquitetônicas brasileiras baseadas na concepção da estética ruskiniana, procurando problematizar e rediscutir os alicerces teóricos de nossa sociedade industrial.
Atributos
- num_paginas:
- 144
- ano_edicao:
- 2011
- num_edicao:
- 1
- data_lancamento:
- 30/06/2011
- isbn13:
- 9788539302048
- ean:
- 9788539302048
- autor:
- AMARAL, CLÁUDIO SILVEIRA
- editora:
- UNESP
- encadernacao:
- BROCHURA
- peso:
- 0.158
- altura:
- 21.000
- largura:
- 12.000
- comprimento:
- 0.900