John Ruskin e O Ensino do Desenho no Brasil

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  Descrição do Produto

O tema principal da obra do crítico de arte inglês John Ruskin foi uma teoria da percepção, cujo objetivo era o ensino do desenho considerado como parte da política industrial lon­drina do século XIX. No Brasil, podemos encontrar a influência do trab alho de Ruskin no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro (fundado em 1886 pelo arquiteto Joaquim Béthencourt da Silva), que tinha como sócio honorário o escritor Rui Barbosa, leitor de Ruskin. Muitas das ideias ruskinianas influenciaram o método de ensino do desenho no Liceu, que pretendia transformar a cidade do Rio de Janeiro em uma obra de arte. Neste livro, Claudio Silveira do Amaral abre a possibilidade para a revisão das experiências arquitetônicas brasileiras baseadas na concepção da estética ruskiniana, procurando problematizar e rediscutir os alicerces teóricos de nossa sociedade industrial.

  Atributos

num_paginas:
144
ano_edicao:
2011
num_edicao:
1
data_lancamento:
30/06/2011
isbn13:
9788539302048
ean:
9788539302048
autor:
AMARAL, CLÁUDIO SILVEIRA
editora:
UNESP
encadernacao:
BROCHURA
peso:
0.158
altura:
21.000
largura:
12.000
comprimento:
0.900