Educação Física Escolar e Justiça Social: Experiências Curriculares na Educação Básica
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Com as mudanças societárias que ocorreram no final do século XX, percebemos o empoderamento de vários movimentos sociais (feminista, negro, moradia, LGBTQIA+, indígena, educação, ambiental, dentre outros) que passaram a lutar por seus direitos em um sistema político-econômico capitalista, meritocrático e desigual. Sem sombra de dúvidas, essa nova realidade tencionou a produção de conhecimento realizada na Universidade, onde os(as) seus(suas) docentes começaram a considerar esses saberes para rea lizar as suas pesquisas, práticas de ensino e atividades de extensão. Especificamente na área de Educação Física (escolar), o período de redemocratização do Brasil foi fértil para que as teorias curriculares pudessem ser produzidas e problematizadas levando em consideração a efervescência cultural, política, social e econômica da classe trabalhadora brasileira. É nesse contexto que o tema da justiça social ganha relevância e se torna extremamente importante para as professoras e os professores d o componente curricular que atuam na Educação Básica. Portanto, participam dessa obra educadores(as) que defendem a consciência democrática, a valorização das diferenças e a diminuição das desigualdades econômicas com projetos educativos que evidenci em essas demandas nas atividades que envolvam as práticas corporais, o corpo consciente e a saúde coletiva.
Atributos
- num_paginas:
- 270
- ano_edicao:
- 2022
- num_edicao:
- 1
- data_lancamento:
- 04/02/2022
- isbn13:
- 9786525123783
- ean:
- 9786525123783
- autor:
- MOREIRA, MARTINS
- editora:
- EDITORA CRV
- encadernacao:
- BROCHURA
- peso:
- 0.470
- altura:
- 23.000
- largura:
- 16.000
- comprimento:
- 1.350