Analise Historico-epistemologica do Conceito de Grupo
+ mais detalhesDescrição do Produto
Este livro discute e analisa o desenvolvimento histórico-epistemológico do conceito de grupo à luz da teoria do pensamento matemático avançado proposto por Tommy Dreyfrus, e apresenta uma classificação que relaciona períodos históricos do desenvolvim ento desse conceito aos processos de representação, generalização, síntese e abstração. Sua relevância se justifica pela importância do conceito de grupo na aprendizagem da matemática superior e das necessidades de se obter maior significação dos con ceitos matemáticos no processo de ensino-aprendizagem. O autor parte da premissa de que o uso da componente histórica, com a utilização de conceitos oriundos da Teoria dos Números e da Teoria das Equações, se constitui numa abordagem mais efetiva par ta o ensino do conceito de grupo, realizando uma análise histórica do desenvolvimento desse conceito com base no trabalho de matemáticos que vão de Joseph Louis Lagrange a Arthur Cayley, em uma reescrita orientada pela arqueologia do saber, de Michel Foucalt. As ideias e argumentos aqui discutidos são relevantes para professores e estudantes de graduação e pós-graduação em Matemática, Educação Matemática e Ensino de Matemática.
Atributos
- num_paginas:
- 212
- ano_edicao:
- 2010
- num_edicao:
- 1
- isbn13:
- 9788578610739
- ean:
- 9788578610739
- autor:
- BRANDEMBERG, JOAO CLAUDIO
- editora:
- LIVRARIA DA FISICA
- encadernacao:
- BROCHURA
- peso:
- 0.400
- altura:
- 21.000
- largura:
- 14.000
- comprimento:
- 1.000