a Pintura - Vol. 5: da Imitação à Expressão
+ mais detalhesDescrição do Produto
Depreciado por Platão, reabilitado por Aristóteles, o conceito de mimesis, ou imitação, desempenha um papel central no desenvolvimento da arte ocidental. Este volume acompanha as várias transformações do conceito, da Antiguidade até o século XX, pass ando por suas encruzilhadas mais importantes: a Idade Média, quando sofre uma inflexão significativa, com a distinção entre natura naturans e natura naturata o Renascimento, cujo neoplatonismo permite a um artista como Leonardo explorar empírica e m atematicamente a natureza sem romper com o princípio da imitação e, finalmente, o Romantismo e a Modernidade que, recusando as antigas concepções, percebem a mimesis como um desvio da força criadora do artista, lançam mão de conceitos oriundos de vá rias disciplinas e tornam a apreciação da obra de arte uma operação de instigante complexidade. A coleção A pintura, em 14 volumes, é uma antologia de textos fundamentais sobre a arte ocidental, reunindo 130 autores do século IV a.C. ao século XX.
Atributos
- num_paginas:
- 144
- ano_edicao:
- 2004
- num_edicao:
- 1
- data_lancamento:
- 01/01/2004
- isbn13:
- 9788573263152
- ean:
- 9788573263152
- autor:
- JACQUELINE, LICHTENSTEIN
- editora:
- EDITORA 34
- encadernacao:
- BROCHURA
- peso:
- 0.180
- altura:
- 21.000
- largura:
- 13.000
- comprimento:
- 1.000