a Estética no Pensamento e na Obra Pedagógica de Loris
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Como o próprio título esclarece, o foco do educador espanhol Alfredo Hoyuelos nesta obra é descortinar a estética educativa do criador da abordagem Reggio Emilia, o educador italiano Loris Malaguzzi. Para tanto, desenvolve três princípios estéticos, isto é, de que a escola é um âmbito estético habitável, de que construir pedagogia é sonhar a beleza do insólito e de que educar implica desenvolver as capacidades narrativas da sedução estética, seguidos da explicação das respectivas estratégias (ou atuações) que os materializam no âmbito escolar. Para Hoyuelos, a pedagogia de Malaguzzi é estética por sua capacidade de revelar o essencial com relações novas entre acontecimentos que parecem longínquos, por sua tensão capaz de transgredir a si mesma sem nunca se trair, e também por sua aptidão de comunicação hieroglífica, metafórica e simbólica, que multiplica nossa imagem do mundo e da infância. O texto trata de afirmar como Malaguzzi e Reggio Emilia são capazes por meio de um projeto dinâmico de dar sentido vital e cultural a cada um dos momentos mutáveis da infância, e deixa transparecer, como assinala Vea Vecchi, a primeira atelierista a trabalhar com Malaguzzi, que a experiência estética é uma experiência de liberdade.
Atributos
- num_paginas:
- 288
- ano_edicao:
- 2020
- num_edicao:
- 1
- isbn13:
- 9786599017476
- ean:
- 9786599017476
- autor:
- Hoyuelos, Alfredo
- editora:
- PHORTE
- encadernacao:
- BROCHURA
- peso:
- 0.350
- altura:
- 23.000
- largura:
- 17.000
- comprimento:
- 1.000