a Estética no Pensamento e na Obra Pedagógica de Loris

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  Descrição do Produto

Como o próprio título esclarece, o foco do educador espanhol Alfredo Hoyuelos nesta obra é descortinar a estética educativa do criador da abordagem Reggio Emilia, o educador italiano Loris Malaguzzi. Para tanto, desenvolve três princípios estéticos, isto é, de que a escola é um âmbito estético habitável, de que construir pedagogia é sonhar a beleza do insólito e de que educar implica desenvolver as capacidades narrativas da sedução estética, seguidos da explicação das respectivas estratégias (ou atuações) que os materializam no âmbito escolar. Para Hoyuelos, a pedagogia de Malaguzzi é estética por sua capacidade de revelar o essencial com relações novas entre acontecimentos que parecem longínquos, por sua tensão capaz de transgredir a si mesma sem nunca se trair, e também por sua aptidão de comunicação hieroglífica, metafórica e simbólica, que multiplica nossa imagem do mundo e da infância. O texto trata de afirmar como Malaguzzi e Reggio Emilia são capazes por meio de um projeto dinâmico de dar sentido vital e cultural a cada um dos momentos mutáveis da infância, e deixa transparecer, como assinala Vea Vecchi, a primeira atelierista a trabalhar com Malaguzzi, que a experiência estética é uma experiência de liberdade.

  Atributos

num_paginas:
288
ano_edicao:
2020
num_edicao:
1
isbn13:
9786599017476
ean:
9786599017476
autor:
Hoyuelos, Alfredo
editora:
PHORTE
encadernacao:
BROCHURA
peso:
0.350
altura:
23.000
largura:
17.000
comprimento:
1.000