Estado e Capital Ferroviário EM São Paulo: a Companhia Paulista de Estado de Ferro Entre 1930 e 1961

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  Descrição do Produto

A publicação deste livro ocorre em um momento em que o tema sobre o sistema ferroviário nacional vem sendo debatido em diversos fóruns nacionais e internacionais. Desde o debate sobre a viabilidade do TAV (Trem de Alta Velocidade) até as propostas de preservação/restauração do patrimônio ferroviário, a discussão sobre o papel das ferrovias hoje no Brasil vem assumindo uma crescente importância, seja como estratégia de desenvolvimento nacional, seja como uma opção de negócios ao empresariado. Pa rtindo da análise sobre o início do estabelecimento da infraestrutura de transporte terrestre de São Paulo durante o período colonial, o autor avança na cronologia histórica ao discutir a origem e a implantação da Companhia Paulista, a politica e a l egislação ferroviária, os Planos Nacionais de Viação e os diversos conflitos de interesse envolvendo o estado brasileiro, em comparação às outras ferrovias brasileiras, e as causas que a levam à estatização em 1961. Dialogando com diversas vertente s da historiografia nacional e internacional, este livro mostra a importância de fatores políticos que, somados às dificuldades de ordem técnico-econômica, são fortes, além de novas evidencias que ajudam a esclarecer porque em meados do século XX as ferrovias perderam sua hegemonia no transporte de longas distancias diante da expansão de carros, ônibus e caminhões.

  Atributos

num_paginas:
328
ano_edicao:
2013
num_edicao:
1
data_lancamento:
01/12/2013
isbn13:
9788579391590
ean:
9788579391590
autor:
GUILHERME, GRANDI
editora:
ALAMEDA
encadernacao:
BROCHURA
peso:
0.300
altura:
23.000
largura:
14.000
comprimento:
1.000