Estado e Capital Ferroviário EM São Paulo: a Companhia Paulista de Estado de Ferro Entre 1930 e 1961
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A publicação deste livro ocorre em um momento em que o tema sobre o sistema ferroviário nacional vem sendo debatido em diversos fóruns nacionais e internacionais. Desde o debate sobre a viabilidade do TAV (Trem de Alta Velocidade) até as propostas de preservação/restauração do patrimônio ferroviário, a discussão sobre o papel das ferrovias hoje no Brasil vem assumindo uma crescente importância, seja como estratégia de desenvolvimento nacional, seja como uma opção de negócios ao empresariado. Pa rtindo da análise sobre o início do estabelecimento da infraestrutura de transporte terrestre de São Paulo durante o período colonial, o autor avança na cronologia histórica ao discutir a origem e a implantação da Companhia Paulista, a politica e a l egislação ferroviária, os Planos Nacionais de Viação e os diversos conflitos de interesse envolvendo o estado brasileiro, em comparação às outras ferrovias brasileiras, e as causas que a levam à estatização em 1961. Dialogando com diversas vertente s da historiografia nacional e internacional, este livro mostra a importância de fatores políticos que, somados às dificuldades de ordem técnico-econômica, são fortes, além de novas evidencias que ajudam a esclarecer porque em meados do século XX as ferrovias perderam sua hegemonia no transporte de longas distancias diante da expansão de carros, ônibus e caminhões.
Atributos
- num_paginas:
- 328
- ano_edicao:
- 2013
- num_edicao:
- 1
- data_lancamento:
- 01/12/2013
- isbn13:
- 9788579391590
- ean:
- 9788579391590
- autor:
- GUILHERME, GRANDI
- editora:
- ALAMEDA
- encadernacao:
- BROCHURA
- peso:
- 0.300
- altura:
- 23.000
- largura:
- 14.000
- comprimento:
- 1.000