Direito Internacional do Consumidor - a Proteção do Consumidor no Livre-comércio Internacional
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O consumidor é o agente vulnerável na relação de consumo internacional. O processo de globalização se apresenta, para o consumidor, como uma “globalização do consumo”. A globalização do consumo se caracteriza pelo comércio e fornecimento internaciona l de produtos e serviços por empresários/fornecedores transnacionais/globais, utilizando marcas de renome mundial, acessíveis a todos os consumidores do planeta, e agrava a vulnerabilidade do consumidor no mercado. A proteção jurídica do consumidor i nternacional é uma necessidade que os sistemas jurídicos nacionais não se mostram aptos a prover adequadamente, assim como o Direito Internacional também não. A presente obra demonstra a deficiência da Ciência do Direito na proteção do consumidor no contexto da globalização demonstra como o próprio comércio internacional é prejudicado ao não priorizar de maneira absoluta e efetiva a proteção do consumidor na OMC, bem como ao mostrar-se apático diante dos diferentes níveis de proteção proporcion ada aos consumidores em cada diferente sistema jurídico nacional demonstra, também, como a proteção do consumidor de maneira uniforme e global por um direito comum aos Estados é possível e será capaz de tornar mais eficiente economicamente o process o de globalização do consumo, ao encorajar a participação mais intensa do consumidor no mercado internacional e propõe a construção de um novo ramo do Direito dedicado ao problema, o Direito Internacional do Consumidor (DIC), por meio da elaboração de uma Teoria do Direito Internacional do Consumidor. O Direito Internacional do Consumidor pretende ser um direito comum e universal de proteção ao consumidor, fundado em métodos, conceitos, institutos, normas e princípios jurídicos universais. O DI C dialogará com outros ramos do Direito Público e Privado, especialmente o Direito Internacional Econômico, o Direito Internacional do Comércio, o Direito Internacional Privado, o Direito Processual Civil Internacional, e o Direito do Consumidor. Pre tende-se com isto atender ao ideal de promover o livre-comércio internacional com respeito aos Direitos Humanos.
Atributos
- num_paginas:
- 360
- ano_edicao:
- 2012
- num_edicao:
- 1
- data_lancamento:
- 29/03/2012
- isbn13:
- 9788536234663
- ean:
- 9788536234663
- autor:
- KLAUSNER, EDUARDO ANTÔNIO
- editora:
- JURUA
- encadernacao:
- BROCHURA
- peso:
- 0.698
- altura:
- 21.000
- largura:
- 15.000
- comprimento:
- 1.900