Dificuldades de Aprendizagem - Abordagem Neuropsicopedagogica - 05 Ed

+ mais detalhes

  Descrição do Produto

O livro explora as temáticas e os tópicos mais relevantes da teoria e da prática das Dificuldades de Aprendizagem (DA) que ocorrem principalmente na criança e no adolescente. Nele são apresentados os fundamentos históricos e epistemológicos, desde os pioneiros até os investigadores mais credenciados da atualidade, ao mesmo tempo que é abordada a análise contextual e sociocultural da aprendizagem, sem esquecer a evidência dos dados da genética e da neuropsicologia e a importância dos estudos da s ua etiologia, epidemiologia, definição e taxonomia. Trata-se de uma abordagem inovadora que apresenta novos capítulos em relação à edição anterior, dos quais se destacam as bases neuropsicopedagógicas da aprendizagem humana, não verbal, verbal e quan titativa e um estudo mais aprofundado da dislexia, uma espécie de mito da classe média , que tem atravessado todo o sistema escolar e gerado uma inesperada confusão em pais, professores, médicos, psicólogos, psicopedagogos, reeducadores, terapeutas e demais profissionais. A questão das DA é apresentada, não só em uma perspectiva de dissonância e disrupção do processo ensino-aprendizagem mas também em uma reflexão crítica sobre o baixo rendimento escolar e o insucesso escolar de muitas crianças e jovens que apresentam diferenças na aprendizagem escolar, sem, todavia, se ter em consideração a sua complexidade desenvolvimental e a sua neurodiversidade, e sem se ter avançado suficientemente na sua pesquisa, quer em termos de instrumentos de des pistagem e de diagnóstico dinâmico, quer em termos de intervenção reeducativo-terapêutica diferenciada e individualizada. O livro foi escrito com o intuito de abordar todas estas questões de forma compreensiva e é essencialmente dirigido a todos os p rofissionais e estudantes interessados na natureza multidimensional das DA. Abarca ainda alguns modelos causais e instrumentos de identificação precoce e dá sugestões de algumas estratégias de intervenção clínica na leitura, na fala, na psicomotricid ade, na escrita, na matemática e nas competências cognitivas básicas de estudo e de processamento de informação e apropriação do conhecimento. O campo das DA que é apresentado encontra-se particularmente enfocado nas dificuldades de aprendizagem espe cíficas, além da dislexia, dedica também alguns textos à caracterização neuropsicopedagógica da disfasia, da disnomia, da disartria, da dispraxia, da disgrafia, da disortografia e dadismatemática, apontando alguns dos sinais de preocupação e de risco

  Atributos

num_paginas:
5
ano_edicao:
2016
num_edicao:
1
isbn13:
9788578543549
ean:
9788578543549
autor:
FONSECA, VITOR DA
editora:
W.A.K.
encadernacao:
BROCHURA
peso:
0.790
altura:
28.000
largura:
21.000
comprimento:
2.500