Educação Musical: Diálogos Insurgentes

+ mais detalhes

  Descrição do Produto

É pesquisa. É experiência-exercício. É educação. É insurgência. É educação musical É trabalho de professoras e professores. Este livro é pautado em diálogos com temáticas emergentes, contemporâneas à educação musical e mais do que necessária s para movimentar outras ideias e trazê-las ao contexto de nossas discussões e práticas profissionais. As escritas são de autoras e autores que trazem de si o que pulsa no professorar. Professoras e professores tratam aqui das diversidades e diferen ças, das criatividades, das infâncias, das negritudes e branquitudes, dos capacitismos e anticapacitismos. São ensaios que testemunham o fazer reflexivo e profundo, de cada uma e cada um, e que declaram seu amor pela vida, pela educação, pela educaç ão musical, pelo mundo. São produções desacomodadas que nos desestabilizam. Reenfatizo: é trabalho de professoras e professores que têm na música sua conexão com o mundo, com as educações e seus enfrentamentos para a construção humana. Eis o sentido da insurgência: forma de potencializar a construção de utopias. Cláudia Ribeiro Bellochio Este livro é fruto do trabalho de professoras(es) e pesquisadoras(es) que têm atuado com afinco para mostrar e criar entrespaços para outros movimentos po ssíveis entre as músicas e as educações, provocando rupturas em relação a processos cristalizados, os quais, muitas vezes, dominam imaginários da existência humana. Destinada a todas(os) que acreditam na educação como possibilidades de pensar e cons truir mundos, esta é uma obra escrita por um coletivo que nos aguça pensar a educação musical entrelaçada a questões que distinguem e valorizam o ser humano e a música em suas diversidades e diferenças, em modos de existir e construir o mundo. Cláud ia Ribeiro Bellochio Sumário Apresentação: É pesquisa. É experiência-exercício. É educação. É insurgência. É trabalho de professoras e professores, Cláudia Ribeiro Bellochio Capítulo 1: Educação musical, criatividades e diversidades na escola: encantando e desconstruindo discursos ingênuos, Viviane Beineke Capítulo 2: Entre consciência negra/indígena e privilégio branco: por uma educação musical antirracista que começa em nós, Flavia Candusso & Valnei Souza Santos Capítulo 3: Educação mu sical anticapacitista: perspectivas humanizadoras e emancipatórias na escola, Regina Finck Schambeck Capítulo 4: Gênero e interseccionalidade: práticas músico-pedagógicas como vetores sociais de subjetivação, Vânia Beatriz Müller Capítulo 5: O coco

  Atributos

num_paginas:
242
ano_edicao:
2023
num_edicao:
1
data_lancamento:
27/10/2023
isbn13:
9788584043620
ean:
9788584043620
editora:
HUCITEC
encadernacao:
BROCHURA
peso:
0.636
altura:
20.000
largura:
27.000
comprimento:
3.000