História e O Humanismo Dialógico na Obra de Paulo Freire

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Neste livro, Carlos Bauer nos desvela o compartilhamento que Paulo Freire faz com as contribuições do materialismo dialético marxista. No seu modo de ver, a proposta de Freire é eminentemente política e pedagógica no sentido de que, mediante uma ação cultural para a libertação, pode levar a consciência do oprimido ao nível da criticidade e assim viabilizar ações emancipadoras. De fato, essa consciência crítica não pode existir de forma intelectualista, ela precisa enraizar-se na práxis, sendo aç ão-reflexão. Demanda de comprometimento político-social, de engajamento histórico. Consciência de classe não é só sensibilidade de classe. O conhecimento não se dá espontaneamente, naturalmente, ele é resultante de um processo de interação social, n ecessariamente tecido na intersubjetividade. Daí a extrema importância da educação como prática sociocultural, como interação permanente entre os sujeitos. No ver do autor, o pensamento libertador, tal como produzido por Paulo Freire, implica um méto do aplicado de ação emancipatória, um método de libertação popular, cuja característica fundamental é a dialogicidade educador/educando, mediados pelo conhecimento que ambos podem desenvolver e compartilhar, como sujeitos livres, e que é problematiza dor por excelência. Antônio Joaquim Severino

  Atributos

num_paginas:
140
ano_edicao:
2020
num_edicao:
1
data_lancamento:
11/06/2020
isbn13:
9789895276134
ean:
9789895276134
autor:
BAUER, CARLOS
editora:
CHIADO EDITORA
encadernacao:
BROCHURA
peso:
0.150
altura:
22.000
largura:
14.000
comprimento:
1.000