POR UMA Geopoética da Paisagem na Prática Didática

+ mais detalhes

  Descrição do Produto

Uma das razões de ser fundamental o desenvolvimento do conhecimento é a de dar conta da complexidade das observações, fundindo o conhecimento científico e a prática do cotidiano. Alguns fenômenos podem ser isolados pela percepção, segundo diferentes categorias científicas, ordenando-se em grandes conceitos geográficos. Na obra Por uma geopoética da paisagem na prática didática realizamos uma reflexão sobre o significado do termo paisagem na perspectiva geográfica, como também na perspectiva da a rte. Posteriormente unimos as duas ciências, apropriando-nos da interdisciplinaridade e demonstrando por meio de uma didática simples a percepção e a reprodução da paisagem. Em algumas percepções dos participantes é revelado o sofrimento, frente às a lterações da paisagem e à perda da identidade dela. Em outros, reproduzem a paisagem passado/presente carregada de intencionalidades, numa tentativa de resgate da memória e de reconciliação com o presente. A leitura conclama docentes e estudantes a a tualizarem e discutirem os pontos fundamentais da paisagem. Em outras palavras, busca conciliar o saber comum e o conhecimento científico, no qual a emoção e a razão passam a construir juntas o equilíbrio do ser humano.

  Atributos

num_paginas:
125
ano_edicao:
2019
num_edicao:
1
data_lancamento:
02/12/2019
isbn13:
9788547324643
ean:
9788547324643
autor:
FREIESLEBEN, MARIANE
editora:
APPRIS
encadernacao:
BROCHURA
peso:
0.200
altura:
21.000
largura:
14.800
comprimento:
0.800