Heroi Desmascarado, O - a Imagem do Homem na Moda

+ mais detalhes

  Descrição do Produto

Ser forte é preciso, para falar do homem e suas imagens por essas bandas. Para escrever sobre o homem, sua moda, seus modos, seus trajes, suas imagens e fantasias, no Brasil, o autor tem que ser, "antes de tudo, um forte", assim como o sertanejo, des crito no livro Os sertões, de Euclides da Cunha. Criar roupas para este homem contemporâneo, tratar dele como assunto acadêmico, tentar decifrá-lo em sala de aula, e fazer disso o seu ganha-pão, aqui no Brasil, também é trabalho para um forte. O esti lista, autor e professor Mário Queiroz, que duas vezes por ano expões suas ideias sobre esse homem, trajando verão ou inverno, nas passarelas do São Paulo Fashion Week, agrega em si todos os requisitos necessários a "um forte". A herança do curso de jornalismo e um mestrado em Semiótica organizaram suas ideias, e a experiência como estilista e observador profissional do segmento masculino deu-lhe as ferramentas para formatar o conteúdo que lhes apresento: O heróis desmascarado. A revista inglesa - ou melhor, a bíblia de estilo moderno e experimental - Arena Homme Plus serviu como laboratório para mostrar a relação das imagens de moda, nela publicadas, criadas por uma vanguarda de fotógrafos, stylists, modelos e estilistas, com o imaginário do homem urbano contemporâneo. Como as páginas impressas em bom papel, em plena era digital, ainda nos arrebatam, promovem discussões sobre a identidade do homem urbano e contemporâneo? Quais eram os tipos físicos bola da vez, em outras décadas? Como artistas do porte de Man Ray e Marcel Duchamp interpretaram o homem da moda de seu tempo? Como é o macho sesy clicado por Herb Hitts? O que Justin Timberlake tem a ver com George Beau Brummell, o primeiro dândi, no século XIX? O que as pin-ups das r evistas masculinas que rolavam nas trincheiras da Segunda Guerra tem a ver com os pin-ups boys de Bruce Weber, na guerra pela aceitação da imagem homoerótica nas publicações de moda para homens? Quem é esse cara, que lê revista de moda, no final da p rimeira década do século XXI? Para essas, e muitas outras perguntas, o estilista, autor e professor Mário Queiroz, fundamentado em pesquisa detalhada e criterosa, nos dá as respostas, como numa aula.

  Atributos

num_paginas:
152
ano_edicao:
2009
num_edicao:
1
isbn13:
9788560166206
ean:
9788560166206
autor:
QUEIROZ, MARIO
editora:
ESTACAO DAS LETRAS E CORES
encadernacao:
BROCHURA
peso:
0.286
altura:
23.000
largura:
16.000
comprimento:
0.800