Formação E/ou Capacitação de Professores EM Informática da Educação:análises de Algumas Experiências
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Este livro busca analisar algumas concepções teóricas e práticas de formação de professores em Informática da Educação, em especial as práticas que se fizeram presentes nas capacitações e formações de professores em Informática da Educação na região metropolitana de Porto Alegre. As práticas dessas formações/capacitações se embasam em pesquisas de campo com os coordenadores, docentes formadores, docentes formandos e docentes multiplicadores do Laboratório de Estudos Cognitivos (LEC) do Instituto de Psicologia (Psico) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Grupo de Informática na Educação (GIE) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Como também dos centros e das escolas referendadas por essas ex periências de formação/capacitação na área e/ou de práticas de uso do computador na escola. Metodologicamente, trabalhamos com um estudo de caso que interage com princípios e/ou categorias das teorias de ensino e de aprendizagem ativas, em especial n o que se refere à pesquisa de campo, uma vez que os resultados dessa pesquisa de campo ajudou a redefinir o problema e os objetivos da presente pesquisa. Além disso, trabalhamos com uma ampla revisão bibliográfica e documental, com o intuito de compr eender e apreender o contexto educacional, político, cultural, social [...] maior, bem como pontuar de como o Estado brasileiro foi respondendo a essas novas demandas por meio de um conjunto de normas (pareceres, decretos, leis, portarias etc). O liv ro buscou informações no referencial teórico habermaciano, em especial, no mundo das ações instrumentais, e normativas e no mundo da vida dos sujeitos desta pesquisa. Quanto aos resultados, cabe destacar que tivemos de aprofundar alguns princípios e/ ou categorias das teorias de ensino e de aprendizagem para podermos analisar os dados e as informações que emergiram da pesquisa de campo. Outra contribuição importante desta pesquisa foi a de analisar dois grupos de formadores GIE/Facin da PUC e do LEC/Psico da UFRGS ambos com uma forte sustentação em teorias de ensino e de aprendizagem, mesmo que esses trabalhassem com teóricos diferentes. E com base nesses grupos de professores formadores e professores formados, mostrar para o leitor que, nem sempre é necessário que, os formadores, em seus cursos de formação, precisam ater-se a um único teórico de ensino e de aprendizagem, mas na medida em que esses valham-se de categorias ou princípios das teorias de ensino e de aprendizagem ativas, pod
Atributos
- num_paginas:
- 235
- ano_edicao:
- 2020
- num_edicao:
- 1
- data_lancamento:
- 02/12/2020
- isbn13:
- 9788547333805
- ean:
- 9788547333805
- autor:
- SILVA, AUGUSTO NIBALDO
- editora:
- APPRIS
- encadernacao:
- BROCHURA
- peso:
- 0.200
- altura:
- 23.000
- largura:
- 16.000
- comprimento:
- 1.500