Educação EM Busca de Sentido: Pedagogia Inspirada EM Viktor Frankl

+ mais detalhes

  Descrição do Produto

A análise existencial de Viktor Frankl explicita uma imagem de homem como um ser livre e responsável, capaz de configurar seu destino, mas também como um ser que "se decide" e se autoconfigura. Esse processo de autoconfiguração parte de um dinamismo motivacional da existência, denominado "vontade de sentido" e definido como o desejo primário de encontrar sentido para a própria vida e a aptidão para torná-lo realidade. Nessa perspectiva, resgata-se o caráter projetivo do fato educativo , que se d esenvolve, justamente, no espaço existencial de tensão entre o ser e o dever-ser pessoal, à medida da abertura, por parte da consciência, a um horizonte de sentido e a um mundo objetivo de valores. Dessa forma, a ação educativa se orienta para a conc reta realização de um projeto ontológico e ético por parte do sujeito.

  Atributos

num_paginas:
160
ano_edicao:
2014
num_edicao:
1
data_lancamento:
01/11/2014
isbn13:
9788534940702
ean:
9788534940702
autor:
MARQUES, MIGUEZ
editora:
PAULUS
encadernacao:
BROCHURA
peso:
0.186
altura:
21.000
largura:
13.500
comprimento:
1.000