O Algoritmo do Gosto: Tecnologias de Controle, Contágio e Curadoria de Si; Volume 2

+ mais detalhes

  Descrição do Produto

O segundo volume da obra O algoritmo do gosto, intitulado Tecnologias de controle, contágio e curadoria de si traça um diagnóstico sobre a transformação das lógicas sociais que determinam o consumo cultural e a formação dos gostos na era digital. Por meio da observação dos usos sociais da música na plataforma Last.fm, o estudo aponta tendêcias na dinâmica de consumo de conteúdo orientado por algoritmos de recomendação nas redes sociais contemporâneas. A autora recorre a dois sociólogos usualment e considerados de correntes opostas para discutir as consequêcias sociais de tais sistemas. Os autores são Gabriel Tarde e Pierre Bourdieu, que nesta obra são considerados complementares e vinculados a uma mesma forma de pensar “o social” : pelas red es de relação e contato. Partindo da discussão sobre a classificação social produzida pelos algoritmos a serviço do mercado, o livro discute as estratégias de contágio e controle social por trás das tecnologias de recomendação, e, por outro lado, a “ curadoria algorítmica de si” como uma nova estratégia social de distinção.

  Atributos

num_paginas:
249
ano_edicao:
2019
num_edicao:
2
data_lancamento:
17/01/2019
isbn13:
9788547339586
ean:
9788547339586
autor:
SANTINI, ROSE MARIE
editora:
APPRIS
encadernacao:
BROCHURA
peso:
0.200
altura:
23.000
largura:
16.000
comprimento:
1.600