a Obra de Arte na ERA de SUA Reprodutibilidade Técnica
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O texto mais influente de Walter Benjamin O século XX, um século de catástrofes, legou algumas das mentes mais brilhantes como intérpretes do mundo em que vivemos. Um desses grandes expoentes é Walter Benjamin (1892-1940). No seu mais famoso ensaio, ele analisa como as mudanças operadas pela modernidade com o advento da fotografia e do cinema (e as transformações trazidas pelas respectivas técnicas) mexem com o status da obra de arte, retirando-lhe a “aura”, característica que a torna única, experiência da contemplação “aqui e agora”. Com Benjamin, a arte passa a ser pensada de modo diverso: a reprodução deixa de ser tratada como uma mera cópia e passa a ser pensada como a própria obra. O texto, publicado pela primeira vez em 1936, em francês, na revista do Instituto de Pesquisas Sociais (ponto de convergência de pensadores que daria origem à Escola de Frankfurt), teria ainda outras três versões, todas póstumas. Somente nos anos 80 veio a público a segunda versão, considerada a original, que aqui apresentamos. Com notas e variantes, esta edição oferece, pela primeira vez em língua portuguesa, uma visão global das quatro versões existentes deste que é um dos textos fundamentais para se compreender as mudanças sociais e políticas do século XX, cujos ecos ressoam ainda hoje.
Atributos
- num_paginas:
- 176
- ano_edicao:
- 2018
- num_edicao:
- 1
- data_lancamento:
- 30/12/1899
- isbn13:
- 9788525437167
- ean:
- 9788525437167
- autor:
- BENJAMIN, WALTER
- editora:
- L&PM
- encadernacao:
- BROCHURA
- peso:
- 0.141
- altura:
- 17.800
- largura:
- 10.700
- comprimento:
- 1.000