a Música Popular no Romance Brasileiro: Século XX (1ª Parte)

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  Descrição do Produto

A entrada do Brasil no século XX - preparada desde o fim do Oitocentos pela abolição da escravidão, o advento da República, pelo início da atividade industrial, da imigração estrangeira e das grandes obras públicas - iria provocar como reflexo mais e vidente, na área cultural, a descentralização da vida literária. A projeção dessas mudanças sobre o romance, em particular, foi o aparecimento, ao lado do Rio de Janeiro, de centros de produção local em várias capitais - como Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte e Recife - com aproveitamento de temas que vinham ampliar o campo de ação dos enredos, fazendo surgir os romances de escândalo ou de crônica, da vida de pequenas cidades, ou específicos da vida proletária, pequeno-burguesa ou vagament e "populares". Aumentam também as referências à música popular, agora mostrada em seu papel de produto cultural ligado a interesses de fabricantes de novidades destinadas ao lazer de minorias. Este segundo volume da trilogia de A música popular no ro mance brasileiro inicia-se com Lima Barreto, e seu Triste fim de Policarpo Quaresma (1915), e vai até O último dos Morungabas de Galeão Coutinho (1944).

  Atributos

num_paginas:
416
ano_edicao:
2000
num_edicao:
1
data_lancamento:
01/01/2000
isbn13:
9788573261790
ean:
9788573261790
autor:
RAMOS, TINHORÃO
editora:
EDITORA 34
encadernacao:
BROCHURA
peso:
0.513
altura:
21.000
largura:
14.000
comprimento:
2.000