a Música Popular no Romance Brasileiro: Século XX (1ª Parte)
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A entrada do Brasil no século XX - preparada desde o fim do Oitocentos pela abolição da escravidão, o advento da República, pelo início da atividade industrial, da imigração estrangeira e das grandes obras públicas - iria provocar como reflexo mais e vidente, na área cultural, a descentralização da vida literária. A projeção dessas mudanças sobre o romance, em particular, foi o aparecimento, ao lado do Rio de Janeiro, de centros de produção local em várias capitais - como Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte e Recife - com aproveitamento de temas que vinham ampliar o campo de ação dos enredos, fazendo surgir os romances de escândalo ou de crônica, da vida de pequenas cidades, ou específicos da vida proletária, pequeno-burguesa ou vagament e "populares". Aumentam também as referências à música popular, agora mostrada em seu papel de produto cultural ligado a interesses de fabricantes de novidades destinadas ao lazer de minorias. Este segundo volume da trilogia de A música popular no ro mance brasileiro inicia-se com Lima Barreto, e seu Triste fim de Policarpo Quaresma (1915), e vai até O último dos Morungabas de Galeão Coutinho (1944).
Atributos
- num_paginas:
- 416
- ano_edicao:
- 2000
- num_edicao:
- 1
- data_lancamento:
- 01/01/2000
- isbn13:
- 9788573261790
- ean:
- 9788573261790
- autor:
- RAMOS, TINHORÃO
- editora:
- EDITORA 34
- encadernacao:
- BROCHURA
- peso:
- 0.513
- altura:
- 21.000
- largura:
- 14.000
- comprimento:
- 2.000